21 maio, 2010

...

''Quase sempre, nossos problemas são infinitamente menores do que imaginávamos.
Outras vezes, sequer existem.
Renove suas esperanças.
O que não der certo hoje poderá dar certo amanhã.''

...

Ninguém tem a felicidade garantida. A vida dá simplesmente a cada pessoa tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria.

...

''A vida é feita de pequenos gestos e grandes sentimentos! ''

90/10 - O Principio do 90% e 10%

De acordo com Stephen Covey, 10% da vida estão relacionados com o que se passa conosco e não temos controle sobre eles, já 90% com a forma de nossa reação aos fatos que vão determinar suas conclusões. O que isso quer dizer?
Realmente, não podemos evitar que um carro quebre, um avião atrase, um semáforo fique vermelho, etc.
Isso representa 10% do que nos sucede.
Os restantes 90% serão determinados com nossas reações. Exemplo: Você esta tomando o café da manhã com sua família, sua filha, ao pegar a xícara, deixa cair café na sua camisa branca de trabalho, você não tem controle sobre isto, mas terá sobre o que acontecerá em seguida. Você se irrita, repreende severamente sua filha, ela começa a chorar, você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa e daí, tem o prosseguimento de uma batalha verbal.
Contrariado e resmungando, você vai trocar a camisa e voltando, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola.
Sua esposa vai para o trabalho também contrariada e você tem que levar sua filha de carro para a escola.
Como esta atrasado, dirige em alta velocidade é barrado por um guarda de trânsito e multado após 15 minutos de discussão.
Deixa sua filha na escola, que desce sem se despedir de você e ao chegar ao escritório, percebe que esqueceu de sua maleta. Seu dia começou mal e ansioso para terminar o dia, é recebido friamente e em silêncio pela sua esposa e filha, ao chegar em casa. Por quê seu dia foi tão ruim? 1. Por causa do café? 2. Por causa de sua filha? 3. Por causa de sua esposa? 4. Por causa da multa de trânsito? 5. Por sua causa? A resposta correta é a de número 5, pois o fator determinante foi a ausência de controle sobre o acontecido. De outra forma: O café cai em sua camisa, sua filha chora e você diz gentilmente a ela: “Esta bem querida, você só precisa ter mais cuidado”. Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus, dá um sorriso e ela retribui dando adeus com a mão. Notou a diferença? Duas situações iguais com finais opostos. Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.
Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem.
Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado. Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito?
Você fica transtornado?
Golpeia o volante?
Xinga?
Sua pressão sobe?
O que acontece se você perder o emprego?
Por quê perder o sono e ficar tão chateado?
Isto não funcionará, use a energia da preocupação para procurar outro trabalho.
Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia.
Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto?
Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas. Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.
Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.

...

"A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda."

Relógio do Coração

Há tempos em nossa vida que contam de forma diferente. Há semanas que duraram anos, como há anos que não contaram um dia. Há paixões que foram eternas, como há amigos que passaram céleres, apesar do calendário mostrar que eles ficaram por anos em nossas agendas. Há amores não realizados que deixaram olhares de meses, e beijos não dados que até hoje esperam o desfecho. Há trabalhos que nos tomaram décadas de nosso tempo na terra, mas que nossa memória insiste em contá-los como semanas. Há casamentos que, ao olhar para trás, mal preenchem os feriados das folhinhas. Há tristezas que nos paralisaram por meses, mas que hoje, passados os dias difíceis, mal guardamos lembranças de horas. Há eventos que marcaram, e que duram para sempre, o nascimento do filho, a morte do pai, a viagem inesquecível, um sonho realizado. Estes têm a duração que nos ensina o significado da palavra “eternidade”. Já viajei para a mesma cidade uma centena de vezes, e na maioria das vezes o tempo transcorrido foi o mesmo. Mas conforme meu espírito, houve viagem que não teve fim até hoje, como há percurso que nem me lembro de ter feito, tão feliz eu estava na ocasião. O relógio do coração – hoje eu descubro - bate noutra freqüência daquele que carrego no pulso. Marca um tempo diferente, de emoções que perduram e que mostram o verdadeiro tempo da gente. Por este relógio, velhice é coisa de quem não conseguiu esticar o tempo que temos no mundo. É olhar as rugas e não perceber a maturidade. É pensar antes naquilo que não foi feito, ao invés de se alegrar e sorrir com as lembranças da vida...

...

“Quando a vida te trouxer mil razões para chorar,
mostra que tens mil e uma razões para sorrir”.

A Dieta da Alma

Cada dia cresce mais e mais a preocupação e os cuidados com o corpo.
Não faltam dietas, quer para emagrecer, engordar, manter o peso, controlar o colesterol, etc. Todas têm um caminho certo: cuidar do organismo através do controle da alimentação, para uma vida mais saudável. Conquanto todo esse esforço da dietoterapia e das academias seja louvável e necessário, não obstante, eu pergunto: quem vai cuidar da alma ?
Qual a dieta que elimina as “toxinas” de nosso interior e o excesso de “gordura” de nossas emoções ? Na lógica das dietas alimentares, sem corte de tudo que é prejudicial para o organismo, seja por excesso e/ou contaminação, não são possíveis saúde e bem estar. Partindo dessa lógica, eu gostaria de prescrever uma dieta para a alma, a base de cortes radicais que somente serão possíveis através de uma grande força de vontade.
Esta força de vontade deve emergir da própria alma e será produzida pela certeza de que é preciso ser feliz. Minha dieta está baseada na eliminação de cinco sentimentos que, enquanto estiverem em nós, produzem uma espécie de “lixo” interior:
Orgulho – Inveja – Amargura - Vingança - Ódio Toda pessoa orgulhosa é doente e não se dá conta disso.
O orgulho, via de regra, conduz ao isolamento social e se fundamenta numa grande ilusão, a de querer ser aquilo que se é.
Todo orgulhoso termina a vida frustrado e só. Eliminando o orgulho, você libera outros sentimentos que tornarão sua vida bem melhor. A inveja é sempre um atestado de incompetência, além de ser pobreza de espírito.
É também a revelação de um péssimo caráter.
O invejoso tem um sorriso falso, tem uma mente doente e geralmente contamina outras pessoas, destruindo amizades e relacionamentos.
É bom a gente ver também o sucesso dos outros e ajudá-los em suas conquistas, pois neste mundo de Deus, há espaço para todos.
O invejoso é um fraco. Toda pessoa amargurada vive sempre com a alma sangrando por dentro, gotejando lágrimas de um eterno sofrer.
A amargura, quando cria raízes no coração, produz o ressentimento, o desencantamento da vida, a tristeza contínua que logo é refletida através de um olhar distante e sem brilho, pelo sorriso vazio ou pelo coração fechado para o amor.
Quantas pessoas há que não conseguem mais sorrir, perderam completamente a alegria de viver!
Como é possível viver feliz com amargura no coração ? Na vida nada é melhor que um dia atrás do outro.
Por isso mesmo evite ser uma pessoa de espírito vingativo, pois a vingança é a arma dos fracos, dos que não têm Deus no coração.
A vida dá sempre muitas voltas e deixe que ela mesma se encarregará de esclarecer muitas coisas e, por mais difícil que seja, abençoe sempre os que lhe desejam o mal.
Aprender a abençoar é também aprender a ser livre. Por último, não permita jamais que o ódio se instale dentro de você.
Ele é uma espécie de tumor maligno em nossa afetividade e poderá um dia evoluir para um grande tumor maligno em nosso corpo.
Ele é irracional, prejudicial e desnecessário.
O ódio é sempre a negação do amor e falta do amor revela a ausência de Deus.
Quem odeia, não perdoa, e quem não perdoa vive intranqüilo, sem paz e cheio de remorso. O ódio é o câncer da alma! A vida é um dom de Deus.
Viver bem é uma necessidade e também um desafio. Cuide de seu corpo, elimine tudo que lhe faz mal, mas cuide também de sua vida interior eliminando as “toxinas” e as “gorduras” da alma; elas adoecem as emoções, deformam a estética de nossa interioridade e produzem muitos males ao longo da vida...

Se um Cachorro fosse o seu Professor

Se um cachorro fosse o seu professor, você aprenderia coisas assim: -Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro. -Nunca perca uma oportunidade de ir passear. -Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto. -Mostre aos outros que estão invadindo o seu território. -Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar. -Corra, pule e brinque todos os dias. -Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem. -Não morda quando um simples rosnado resolve a situação. -Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore. -Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo. -Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes novamente. -Aproveite o prazer de uma longa caminhada. -Se alimente com gosto e entusiasmo. -Coma só o suficiente. -Seja leal. -Nunca pretenda ser o que você não é. -E o MAIS importante de tudo;
Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.
A amizade verdadeira não aceita imitações!
E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO TUDO COM UM ANIMAL, QUE DIZEM SER IRRACIONAL!