10 abril, 2010

...

A mais bela experiência que podemos ter é a do MISTÉRIO, É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela, está praticamente morto e seus olhos estão ofuscados. (Albert Einstein)

...

"Não me prendo a nada que me defina.
Sou companhia, mas posso ser solidão...tranquilidade e inconstância, pedra e coração.
Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono.
Música alta e silêncio.
Serei o que você quiser, mas só quando eu quiser.
Não me limito , não sou cruel comigo!
Serei sempre apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer...
Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca."
Clarice Lispector

...

Há homens que lutam um dia, e são bons; Há outros que lutam um ano, e são melhores; Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons; Porém há os que lutam toda a vida estes são os IMPRESCINDÍVEIS!
Bertold Brecht

As sem razões do amor

Eu te amo porque te amo, Não precisas ser amante, e nem sempre sabes sê-lo. Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça e com amor não se paga. Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no elipse. Amor foge a dicionários e a regulamentos vários. Eu te amo porque não amo bastante ou demais a mim. Porque amor não se troca, não se conjuga nem se ama. Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor é primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.
Carlos Drummond de Andrade

...

“Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior,
o mundo estará permanentemente em guerra!
Uma profecia, mas todo o mundo sabe que isso é verdade!"
Bob Marley

...

"Vou dizer-te um segredo...
É muito simples:
Só se vê bem com o coração,
O essencial é invisível para os olhos..."

Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considere a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. Não serei o cantor de uma mulher, de uma história. Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela. Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida. Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.
Carlos Drumond de Andrade

As Cordas do Violino

Era uma vez um grande violinista chamado Paganini, alguns diziam que ele era muito estranho, outros que era sobrenatural. As notas mágicas que saíam do seu violino tinham um som diferente, por isso ninguém queria perder a oportunidade de ver o seu espectáculo. Certa noite, o palco de um auditório repleto de admiradores, estava preparado para recebê-lo.
A orquestra entrou e foi aplaudida, o maestro foi ovacionado, mas quando a figura de Paganini surgiu triunfante, o público delirou. Breves e semibreves, fusas e semifusas, colcheias e semicolcheias pareciam ter asas e voar com o toque daqueles dedos encantados.
Paganini coloca seu violino no ombro e o que se assiste a seguir é indescritível, de repente um som estranho interrompe o devaneio da plateia, uma das cordas do violino de Paganini arrebenta. O maestro parou, a orquestra parou, o público parou, mas Paganini não parou, olhando para sua partitura, ele continua a tirar sons deliciosos de um violino com problemas.
O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar. Mal o público se acalmou, um outro som perturbador desvia a atenção dos assistentes, outra corda do violino de Paganini rompe-se, o maestro parou de novo, a orquestra parou de novo, Paganini não parou. Como se nada tivesse acontecido, ele esqueceu as dificuldades e avançou tirando sons do impossível, o maestro e a orquestra, impressionados voltam a tocar. Mas o público não poderia imaginar o que iria acontecer a seguir, todas as pessoas ficaram pasmadas, gritaram OOHHH!, que ecoou por aquele auditório. Uma terceira corda do violino de Paganini quebra-se. O maestro pára, a orquestra pára, a respiração do público pára, mas Paganini não pára. Como se fosse um contorcionista musical, ele tira todos os sons da única corda que sobrara daquele violino destruído, nenhuma nota foi esquecida, o maestro empolgado anima-se, a orquestra motiva-se, o público parte do silêncio para a euforia, da inércia para o delírio. Paganini atinge a glória, o seu nome corre através do tempo, ele não é apenas um violinista genial, é o símbolo do profissional que continua diante do impossível.
Moral da História Eu não sei o tipo de problemas que você terá, pode ser um problema pessoal, conjugal, familiar, sei lá o que pode estar a afetar a sua auto-estima ou o seu desempenho profissional, mas uma coisa eu sei, nem tudo está perdido, ainda existe uma corda e é ao tocá-la que você exercerá o seu talento, ao tocá-la é que você irá vibrar. Aprenda a aceitar que a vida lhe deixará sempre uma última corda.
Quando você estiver desanimado, nunca desista, ainda existirá a corda da persistência inteligente, do "tentar mais uma vez ", do dar um passo a mais com energia renovada. Desperte o Paganini que existe dentro de si e avance para vencer.
A vitória é a arte de você continuar onde os outros resolvem parar.
Quando tudo parece ruir, dê uma oportunidade a si mesmo e vá em frente, toque na corda da motivação e tire sons de resultados positivos. Mas antes pergunte: quem motiva o motivador?
Isto é: quem motiva seu cérebro, que motiva a sua mão que toca o seu violino? Não se frustre, não se desespere, lembre-se: ainda existe a última corda, a do aprender de novo para deslumbrar e gerar soluções.
Nunca a vida lhe quebrará todas as cordas.
Se os resultados estão mal, é a sua oportunidade de tocar a última corda, a da imaginação que reinventa o futuro com inovação contínua.
É sempre a corda esquecida que lhe dará o maior resultado. Mas, se por acaso você estiver mesma no fundo do poço, esta é a sua oportunidade de tocar na melhor corda do universo: ACREDITAR EM VOCÊ!!!

Carroça Vazia

Certa manhã, o meu pai convidou-me para dar um passeio pelo bosque e eu aceitei com prazer. Ele deteve-se numa clareira e depois de um pequeno silêncio perguntou-me: - Além do cantar dos pássaros, estás a ouvir mais alguma coisa? Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: - Estou a ouvir o barulho duma carroça. - Isso mesmo, disse o meu pai.
É uma carroça vazia... Perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? - Ora, respondeu o meu pai.
É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.
Quanto mais vazia a carroça está, maior é o barulho que faz. Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa a falar demais, a gritar e a intimidar, prepotente, inoportuna, interrompendo a conversa de toda a gente, querendo demonstrar que é dona da razão e da verdade absoluta, ou quando eu, por distracção, me vejo prestes a fazer o mesmo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
“Quanto mais vazia a carroça está, mais barulho ela faz…”
(Autor Desconhecido)

Semear

Quem planta sementes, colhe alimento. Quem planta flores, colhe perfume. Quem semeia trigo, colhe pão. Quem planta amor, colhe amizade. Quem semeia alegria, colhe felicidade. Quem semeia a fé, colhe a certeza. Quem semeia carinho, colhe gratidão. Quem semeia a verdade, colhe a confiança. No entanto, Há quem prefira semear tristeza e colher amargura. Plantar discórdia e colher solidão. Semear vento e colher tempestade. Plantar ira e colher inimizade. Plantar injustiça e colher abandono... Somos todos semeadores conscientes no campo da vida, pois diáriamente espalhamos milhões de sementes ao nosso redor.
Saibamos escolher sempre as melhores, para que ao recebermos a dádiva da colheita farta, tenhamos apenas motivos para agradecer... Quem planta a vida, colhe milagres. (autor desconhecido)

Dores da Alma

As dores da alma não deixam recados, imprimem uma sentença que perdura pelos anos. Um amor que acabou mal resolvido...
Um emprego que se perdeu inexplicavelmente...
Um casamento que mal começou e já terminou...
Uma amizade que acabou com traição... Tudo vai deixando sinais, marcas profundas... Precisamos trabalhar as dores da alma, para que sirvam apenas de aprendizado, extraindo delas a capacidade de nos fortalecermos...
Aprendendo que o melhor de nós, ainda está em nós mesmos... Que amando-nos incondicionalmente descobrimos a auto-estima...
Que se deixarmos seguir o caminho da dor e da lamentação, iremos no caminho da depressão. As dores da alma não saem no jornal e não são capa de revista...
E só quem as sente, pode avaliar o estrago que elas causam. O que vale é a prevenção... Então...
Ame-se para amar e ser verdadeiramente amado. Sorria para que o mundo seja mais gentil. Dedique-se para que as falhas sejam pequenas. Não se compare, você é único! Repare nas pequenas coisas, mas cuidado com as grandes que às vezes estão bem diante do nosso nariz e não as vemos... Sonhe, pois o sonho é o combustível da realização.
Tenha amigos e seja o melhor amigo de todos. Sinta o seu cheiro e acredite no seu poder de sedução... Estimule-se, contagie o mundo com o seu melhor... Creia em DEUS!!! Pois sem ELE não há razão em nada!!!! E tenha sempre a absoluta certeza de que, depois da forte tempestade, o arco-íris vai surgir, o Sol vai brilhar ainda mais forte...

Pedras Valiosas

Um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia e pensava: “Se tivesse um carro novo, seria feliz...” “Se tivesse uma casa grande, seria feliz...” “Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz...” “Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz...” Nesse momento, tropeçou em uma pequena sacola cheia de pedras e começou jogá-las uma a uma no mar. E a cada vez dizia: “Seria feliz se tivesse...” Assim fez até que restou apenas uma pedrinha,que decidiu guardar. Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso... Quantos diamantes teria jogado ao mar sem parar para pensar? Muitas vezes nós também jogamos fora nossos preciosos tesouros, esperando o que acreditamos ser perfeito ou sonhando e desejando o que não temos. Cada pedrinha deve ser observada, pois pode ser um diamante valioso. Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso e insubstituível. Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo. E você, o que anda fazendo com suas pedrinhas?

Eu Não Tenho Idade, Tenho Vida...

A velhice existe? Alguns de nós envelhecemos de fato, porque não amadurecemos. Envelhecemos quando nos fechamos às novas ideias e nos tornamos radicais. Envelhecemos quando o novo nos assusta. Envelhecemos também, quando pensamos demasiado em nós próprios e nos esquecemos dos outros. Envelhecemos se paramos de lutar. Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o Mestre é o Tempo. A vida só pode ser compreendida olhando para trás.
Mas só pode mesmo ser vivida olhando para a frente. Na juventude aprendemos, com a idade compreendemos… Os homens são como os vinhos, a idade estraga os maus, mas melhora os bons. Envelhecer não é preocupante, ser olhado como velho é que o é. Envelhecer é mesmo uma Graça de Deus! Nos olhos do jovem arde a chama, nos do velho brilha a luz. Sendo assim, não existe idade, somos nós que a criamos.
Se não acreditares na idade, não envelhecerás até ao dia da tua morte. Pessoalmente, eu não tenho idade.
Tenho vida! Não deixes que a tristeza do passado e o medo do futuro te estraguem a alegria do presente. A vida não é curta; as pessoas, é que ficam mortas tempo demais… Faz da passagem do tempo uma conquista e não uma perda.

Princípio do Vazio

Tens o hábito de juntar objectos inúteis, acreditando que um dia, não sabes quando, poderás precisar deles? Tens o hábito de juntar dinheiro, pois pensas que no futuro te poderá fazer falta? Tens o hábito de guardar roupas, brinquedos, sapatos, móveis, utensílios domésticos e outras coisas que já não usas há bastante tempo? … E dentro de ti? Tens o hábito de guardar o que sentes, discussões, ressentimentos, tristezas, medos, pessoas, etc? Não faças isso! É anti-prosperidade! É preciso criar um espaço, um vazio, para que as coisas novas cheguem à tua vida. É preciso eliminar o que é inútil em ti e na tua vida, para que a prosperidade venha. É a força desse vazio que absorverá e atrairá tudo o que tu desejas. Enquanto estiveres material ou emocionalmente carregado de coisas velhas e inúteis, não haverá espaço aberto para outras oportunidades. Os bens precisam de circular. Limpa as gavetas, os armários, o teu quarto, a garagem, dá tudo o que já não usas. A atitude de guardar um montão de coisas inúteis, amarra a tua vida. Não são os objetos guardados que param a tua vida, mas o significado da atitude de guardar. Quando se guarda, considera-se a possibilidade de falta, de carência. É acreditar que amanhã poderá faltar e tu não tens meios de prover as tuas necessidades. Com essa postura tu estás a enviar uma mensagem para o teu cérebro e para a tua vida. 1 – Tu não confias no amanhã. 2 – Tu crês que o novo e o melhor, não são para ti, já que te alegras em guardar as coisas velhas e inúteis. Renova-te… Limpa a tua alma, joga fora os ressentimentos, as mágoas, os medos, os desentendimentos, as tristezas. Essas coisas amarram a tua vida. Guarda somente alegrias, carinhos, felicidade, confiança, fé, amigos, bondade, amor… Coisas que te fazem voar bem alto... Ser feliz.
(Joseph Newton)

A Felicidade Exige Valentia

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz! É reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. É deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus em cada manhã pelo milagre da vida. É não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

O Anel e o Valor das Pessoas

Certo dia um rapazinho chegou ao seu professor com um problema: - Professor, venho aqui porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada.
Dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou idiota.
Como posso melhorar?
O que posso fazer para que me valorizem mais? O professor sem olhá-lo, disse: -Sinto muito meu jovem, mas agora não posso ajudá-lo.
Devo primeiro resolver o meu próprio problema.
Talvez, depois. E fazendo uma pausa disse: - Se você me ajudar para que eu posso resolver meu problema com mais rapidez, talvez depois o possa ajudar a resolver o seu… - Claro, professor!
- Gaguejou o jovem, mas sentiu-se outra vez desvalorizado. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao garoto e disse: - Monte no cavalo e vá até o mercado.
Deve vender este anel porque tenho que pagar uma dívida.
É preciso que obtenha pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro.
Vá e volte com a moeda o mais rápido possível! O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até que o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros nem sequer olhavam para ele, só um velhinho foi amável ao ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer a jóia a todos que passavam pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando o professor da preocupação, para poder receber a sua ajuda e conselhos. Entrou na casa e disse: - Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu.
Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel. - É muito importante o que me disse, meu jovem - contestou sorridente
- Devemos saber primeiro o valor do anel.
Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro, quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vender o anel e pergunte quanto dá por ele, mas não importa o quanto ele oferecer, não o venda, volte aqui com o meu anel. O jovem foi até ao joalheiro e deu-lhe o anel para examinar, o joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou-o e disse: - Diga ao seu professor que, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro. - 58 MOEDAS DE OURO!
- Exclamou o jovem. - Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente... O jovem correu emocionado para contar ao professor o que ocorreu. - Sente-se, disse o professor. E depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, falou calmamente: - Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única.
Só pode ser avaliada por um especialista, pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor? E dizendo isso voltou a colocar o anel no dedo. Todos nós somos como essa jóia. Valiosos e únicos, andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.
Mas só um especialista, Jesus o Grande Joalheiro, sabe o nosso real valor. NUNCA ACEITE QUE A VIDA DESMINTA ISTO...

Eco da Vida

De repente, o menino cai, se machuca e grita: · Ai!!! Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo em algum lugar da montanha: · Ai!!! Curioso o menino pergunta: · Quem é você? E recebe como resposta: · Quem é você? Contrariado grita: · Seu covarde! E escuta como resposta: · Seu covarde! O menino olha para o pai e pergunta, aflito: · O que é isso? O pai sorri e fala: · Meu filho, preste atenção. Então o pai grita em direção à montanha: · Eu admiro você! A voz responde: · Eu admiro você! De novo o homem grita: · você é um campeão! A voz responde: · você é um campeão! O menino fica espantado, não entende. E o pai explica: · As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade, isso é a VIDA. A VIDA lhe dá de volta tudo o que você DIZ, tudo o que você desejar de BEM ou MAL aos outros.
A VIDA lhe devolverá toda a blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade que você desejou, praguejou às pessoas que lhe cercam. Nossa VIDA é simplesmente o REFLEXO das nossas ações. Se você quer mais AMOR, COMPREENSÃO, SUCESSO, HARMONIA, FIDELIDADE, crie mais AMOR, COMPREENSÃO, HARMONIA, no seu coração. Se agir assim, a VIDA lhe dará FELICIDADE, SUCESSO, AMOR, das pessoas que lhe cercam.

Libelo

De que mais precisa um homem senão de um pedaço de mar, um barco com o nome da amiga e uma linha e um anzol para pescar? E enquanto pescando, enquanto esperando, de que mais precisa um homem senão de suas mãos, uma para o caniço, outra para o queixo, que é para ele poder se perder no infinito, e uma garrafa de cachaça para puxar tristeza, e um pouco de pensamento para pensar até se perder no infinito... De que mais precisa um homem senão de um pedaço de terra - um pedaço bem verde de terra - e uma casa, não grande, branquinha, com uma horta e um modesto pomar; e um jardim - que um jardim é importante - carregado de flor de cheirar? E enquanto morando, enquanto esperando, de que mais precisa um homem senão de suas mãos para mexer a terra e arranhar uns acordes de violão quando a noite se faz de luar, e uma garrafa de uísque para puxar mistério, que casa sem mistério não tem valor de morar... De que mais precisa um homem senão de um amigo para ele gostar, um amigo bem seco, bem simples, desses que nem precisa falar - basta olhar - um desses que desmereça um pouco da amizade, de um amigo para paz e para briga, um amigo de paz e de bar? E enquanto passando, enquanto esperando, de que mais precisa um homem senão de suas mãos para apertar as mãos do amigo depois das ausências, e para bater nas costas do amigo, e para discutir com o amigo e para servir bebida à vontade ao amigo? De que mais precisa um homem senão de uma mulher para ele amar, uma mulher com dois seios e um ventre, e uma certa expressão singular? E enquanto pensando, enquanto esperando, de que mais precisa um homem senão de um carinho de mulher quando a tristeza o derruba, ou o destino o carrega em sua onda sem rumo? Sim, de que mais precisa um homem senão de suas mãos e da mulher - as únicas coisas livres que lhe restam para lutar pelo mar, pela terra, pelo amigo... Vinicius de Moraes

Navegue

Navegue, descubra tesouros, mas não os tire do fundo do mar, o lugar deles é lá. Admire a lua, sonhe com ela, mas não queira trazê-la para a terra. Curta o sol, se deixe acariciar por ele, mas lembre-se que o seu calor é para todos. Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu. Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde. Não apare a chuva, ela quer cair e molhar muitos rostos, não pode molhar só o seu. As lágrimas?
Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces. O sorriso!
Esse você deve segurar, não o deixe ir embora, agarre-o! Quem você ama?
Guarde dentro de um porta jóias, tranque, perca a chave! Quem você ama é a maior jóia que você possui, a mais valiosa. Não importa se a estação do ano muda, se o século vira e se o milénio é outro, se a idade aumenta; conserve a vontade de viver, não se chega à parte alguma sem ela. Abra todas as janelas que encontrar e as portas também. Persiga um sonho, mas não deixe ele viver sozinho. Alimente sua alma com amor, cure suas feridas com carinho. Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas. Procure, procure sempre o fim de uma história, seja ela qual for. Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso. Acelere seus pensamentos, mas não permita que eles te consumam. Olhe para o lado, alguém precisa de você. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os. Agonize de dor por um amigo, só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também. Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão! Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-as. Se perder um amor, não se perca! Se achá-lo, segure-o! "Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada". (Fernando Pessoa)

Á Procura de Amizades Perdidas

Pode ser que um dia deixemos de nos falar... Mas, enquanto houver amizade, Faremos as pazes de novo. Pode ser que um dia o tempo passe... Mas, se a amizade permanecer, Um de outro se há-de lembrar. Pode ser que um dia nos afastemos... Mas, se formos amigos de verdade, A amizade nos reaproximará. Pode ser que um dia não mais existamos... Mas, se ainda sobrar amizade, Nasceremos de novo, um para o outro. Pode ser que um dia tudo acabe... Mas, com a amizade construiremos tudo novamente, Cada vez de forma diferente. Sendo único e inesquecível cada momento que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre. Há duas formas para viver a vida:
''Uma é acreditar que não existe milagre a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.''

Quase

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez, é a desilusão de um Quase. É o Quase que me incomoda, que me entristece, que me mata, trazendo tudo o que poderia ter sido e não foi. Quem Quase ganhou, perdeu! Quem Quase passou, reprovou! Quem Quase amou, não amou! Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perderam por medo, nas ideias que nunca saíram do papel, por essa maldita mania de viver no Outono. Pergunto-me às vezes o que nos leva a escolher uma vida morna, a resposta eu sei de cor, está estampada na distância e na frieza dos sorrisos, na falta dos abraços, na indiferença de um “bom dia” quase sussurrando. Sobra covardia e até falta de coragem para ser feliz.
A paixão queima!
O amor enlouquece!
O desejo trai! Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo…
O mar não teria ondas!
Os dias seriam nublados!
O arco-íris seria em tons de cinza! O nada não ilumina, não inspira!
Não aflige… não acalma… apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. Preferir a derrota prévia à dúvida da vitória, é desperdiçar a oportunidade de merecer. Para os erros, perdão!
Para os fracassos, chances!
Para os amores impossíveis, tempo! De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor, não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em si. Gaste mais horas realizando do que sonhando…, fazendo do que planejando…, vivendo do que esperando… Porque, embora quem Quase morreu esteja vivo, quem Quase vive já morreu…

Cada Pessoa

A Cada pessoa que passa na nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa na nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Esta é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
(C.Chaplin)

Quando Julgamos

O que julgamos ser óbvio, quase nunca o é em verdade. O que julgamos ser verdade, quase nunca o é em absoluto. O que julgamos ser absoluto, quase nunca o é para sempre. O que julgamos ser para sempre, quase nunca vai além do amanhã. O que julgamos ser até amanhã, quase nunca chega até lá de fato. Quando julgamos, quase sempre o fazemos com nossos sentimentos, sem termos o conhecimento de todo o contexto, falta-nos compreender o que é a transitoriedade da vida. Por isso, na grande maioria das vezes erramos.

Árvore de Amigos

Existem pessoas nas nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de se terem cruzado no nosso caminho. Algumas percorrem todo o caminho ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos “Amigo”. Mas há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo Pai e o amigo Mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo Irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino apresenta-nos outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados Amigos do Peito, do Coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz felizes... Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado/a. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, chão aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos ramos da árvore, mas que, quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão vai-se, o outono aproxima-se, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais felizes é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho. Desejo-te, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e Sempre... simplesmente porque: Cada pessoa que passa na nossa vida é única. Deixa sempre um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso. Para ti meu amigo, que cruzaste o meu caminho e que comigo deixaste um pouco de ti, uma vida cheia de bênçãos, de alegria e de amigos… e se por acaso alguma vez te magoei, mesmo que involuntariamente… perdoa-me e mantém o teu lugar nos ramos da minha árvore.

Talvez...

Talvez eu venha a envelhecer rápido demais. Mas lutarei para que cada dia tenha valido a pena. Talvez eu sofra inúmeras desilusões no decorrer da minha vida. Mas farei que elas percam a importância diante dos gestos de amor que encontrei. Talvez eu não tenha forças para realizar todos os meus ideais. Mas jamais irei considerar-me um derrotado. Talvez algum instante eu sofra uma terrível queda. Mas não ficarei por muito tempo olhando para o chão. Talvez um dia o sol deixe de brilhar. Então irei banhar-me na chuva. Talvez um dia eu sofra alguma injustiça. Mas jamais assumirei o papel de vítima. Talvez eu tenha que enfrentar alguns inimigos. Mas terei humildade para aceitar as mãos que se estenderem na minha direcção. Talvez numa dessas noites frias, eu derrame muitas lágrimas. Mas não terei vergonha por esse gesto. Talvez eu seja enganado inúmeras vezes. Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece a minha confiança. Talvez com o tempo eu perceba que cometi grandes erros. Mas não desistirei de continuar trilhando o meu caminho. Talvez eu perca grandes amizades. Mas irei aprender que aqueles que realmente são meus verdadeiros amigos, nunca estarão perdidos. Talvez algumas pessoas queiram o meu mal. Mas continuarei plantando a semente da fraternidade por onde passar. Talvez eu fique triste ao concluir que não consigo seguir o ritmo da música. Mas então, farei que a música siga o compasso dos meus passos. Talvez eu nunca consiga ver um arco-íris. Mas aprenderei a desenhar um, nem que seja dentro do meu coração. Talvez hoje eu me sinta fraco. Mas amanhã irei recomeçar, nem que seja de uma maneira diferente. Talvez eu não aprenda todas as lições necessárias. Mas terei a consciência que os verdadeiros ensinamentos já estão gravados na minha alma. Talvez eu me deprima por não ser capaz de saber a letra daquela música. Mas ficarei feliz com as outras capacidades que possuo. Talvez eu não tenha motivos para grandes comemorações. Mas não deixarei de me alegrar com as pequenas conquistas. Talvez a vontade de abandonar tudo se torne a minha companheira. Mas ao invés de fugir, correrei atrás do que almejo. Talvez eu não seja exatamente quem gostaria de ser. Mas passarei a admirar quem sou. E se ainda não me convenci disso, é porque "ainda não chegou o fim". Porque no final saberei que, mesmo com incontáveis dúvidas, eu sou capaz de construir uma vida melhor. Porque no final não haverá nenhum "Talvez" e sim a certeza de que a minha vida valeu a pena e eu fiz o melhor que podia...

Sussurros de Deus...

Um homem sussurrou: “Deus, fala comigo!” E então cantou um passarinho. Mas o homem não escutou. Então o homem gritou: "Deus, fala comigo!", e então ouviram-se trovões através de um colchão de nuvens. Mas, de novo, o homem não escutou... O homem olhou ao seu redor e disse: "Deus, deixe-me vê-Lo." E uma estrela brilhou no firmamento como nunca havia brilhado. Mas o homem não olhou para o céu e não a viu... Então, o homem indignado, fortemente gritou: "Deus, deixe-me ver um milagre!" E nasceu seu filho! Mas o homem não se deu conta da nova e irrepetível vida que começava... Então, gritou desesperado: "Deus, toque-me, deixe-me senti-Lo." Nesse momento, Deus desceu do céu e tocou o homem na sua bochecha suavemente. Mas o homem tirou a linda borboleta da sua bochecha e seguiu o seu caminho. Isto deve recordar-nos que Deus sempre está ao nosso lado, em todos, no grande e no singelo, até nas coisas que não prestamos muita atenção. Principalmente nesta era electrónica. Por isso, quando o homem, chorando, gritou: "Deus, necessito da Tua ajuda!", nesse momento, chegou uma mensagem por e-mail, com boas notícias, dando-lhe alento, e com a oração e o abraço de alguém que se importava com ele. Mas o homem não o viu... Ele seguiu trabalhando e apagou-o sem ler. Não percas uma oração nem um bom amigo(a), porque a embalagem não é o que tu esperas... Deus fala-nos através das pessoas mais simples e menos esperadas...

O Filho

Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pelas artes.
Tinham tudo em sua coleção, desde Picasso até Rafael.
Mas, por desgraça, o filho foi mandado para a guerra e morreu na frente de batalha. O pai sofreu profundamente.
Um mês mais tarde, alguém bate à porta.
É um jovem com uma tela nas mãos. - O senhor não me conhece.
Sou o soldado por quem seu filho deu a vida.
Estava me levando a um lugar seguro, quando foi atingido.
Ele sempre falava do seu amor pelas artes. O rapaz estendeu os braços, entregando a tela: - Sei que não é muito, mas sei também que seu filho gostaria que recebesse isto. O pai abriu.
Era um retrato do filho, pintado pelo soldado.
Ele olhou com profunda admiração a forma que o soldado capturara a personalidade do filho e chorou.
Agradeceu ao jovem e ofereceu-se para pagar a pintura, mas ele não aceitou.
O pai colocou a tela na frente das outras, e cada vez que alguém visitava sua casa, ele mostrava o retrato do filho, antes de mostrar sua galeria.
Algum tempo depois, o homem morreu e foi anunciado um leilão de suas obras.
Muita gente importante foi ao local.
O leiloeiro bateu seu martelo dando início ao leilão: - Começaremos o leilão com o retrato "O filho". Quem oferece o primeiro lance?
Um grande silêncio.
Então, um grito no fundo da sala:
- Queremos as pinturas famosas!
Esqueça-se desta! O leiloeiro insistiu: - Alguém oferece algo por esta pintura?
Cem, duzentos reais?
Outra vez gritaram:
- Não viemos por isto, viemos por Van Gogh, Picasso.
Vamos as ofertas de verdade! Mas ele continuou: - Quem leva "O filho" ?
Finalmente, uma voz: - Eu dou dez reais.
Era o jardineiro da casa.
Muito pobre, esse era único dinheiro que podia oferecer.
- Temos dez reais. Quem dá vinte? Gritou o leiloeiro. Ninguém queria a pintura "O filho".
Então o leiloeiro anunciou:
- Vendido por dez reais!
O leilão chegou ao fim.
- Mas... E as outras pinturas? Perguntaram alvoroçados. - Quando me chamaram para fazer o leilão, havia um segredo no testamento.
Somente a pintura ''O filho'' seria leiloada, e aquele que a comprasse herdaria todas as outras. Portanto, o homem que comprou "O filho" fica com tudo. Há dois mil anos, Deus entregou seu único e amado Filho para morrer por nós em uma cruz. Assim como o leiloeiro disse, a mensagem é:
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus e ele será meu filho (Ap. 21.7).

Onde você coloca o sal?

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo de água e bebesse. - ‘Qual é o gosto?’ – perguntou o Mestre. - ‘Ruim’ – disse o jovem. O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse: - ‘Beba um pouco dessa água’. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou: - ‘Qual é o gosto?’ - ‘Bom!’ disse o rapaz. - ‘Você sente o gosto do sal?’ perguntou o Mestre. - ‘Não’, disse o jovem. O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
- ''A dor na vida de uma pessoa não muda.
Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos,
Quando você sentir dor,
a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.
É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu.''
Em outras palavras:
''É deixar de ser copo, para tornar-se um Lago'' A vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena...

...

''Passamos a amar não quando encontramos uma pessoa perfeita,
mas quando aprendemos ver perfeitamente uma pessoa imperfeita.'' San Keen

...

Um problema que surge,
quando olhamos demais para o passado,
é que o futuro nos deixa para trás. Michael Cibenko

...

''O neurótico constrói um castelo no ar,
O psicótico mora nele,
O psiquiatra cobra o aluguel...'' Jerome Lawrence

...

''A distância que você consegue percorrer na vida depende da sua ternura para com os jovens, compaixão pelos idosos, solidariedade com os esforçados e tolerância para com os fracos e os fortes, porque chegará o dia em que você terá sido todos eles.'' George Washington

Quando Tudo Parece Perdido...

Quando tudo parece perdido, E a esperança desaparece, Procure por mim, Estou a teu lado, Embora não me vejas. Quando lágrimas, insistirem Em cair de teus olhos, Lembra do sangue que derramei, Para que fosses feliz, Quando o desejo de morrer, Tomar conta de teu ser, Lembra que tua morte será em vão, Eu morri para salvar os homens, E mesmo assim não consegui. Eu tenho meu tempo, Eu sou dono da vida e da morte, E só morrerás em meu tempo, Quando tudo parecer breu, Os desamores, as descrenças, As desesperanças, Insistirem em tomar conta, De teu coração, me busca, nunca Abandonei quem de mim precisa, E não será tu, que confias em mim,
Que deixarei desamparada(o), Vamos coloque um sorriso, Neste rosto, erga a cabeça e siga em Frente, logo, logo, sentirás minha Presença, e tudo se resolverá. Tristezas, não cabem em meu Mundo, e se te provo em coisas da Vida, é porque sei, tens força Suficiente, para enfrentá-las. Eu sou teu Deus, jamais te Abandonarei...
Portanto filha (o), Espera, e confia... em meu tempo... Tudo resolverei. Entrega-te a mim sem medo... Pai nenhum deste mundo, abandona Um filho, aceite então as provações a que te submeto, estas só servirão, para engrandecer teu espírito, E te tornares, mensageira(o) de Minhas palavras, e de meus atos em Tua vida.
Será testemunha viva, Do meu poder e do meu amor, Por aqueles que confiam em mim! “Eu sou a luz do mundo, aquele que Me segue jamais andará nas trevas.” EU TE AMO! Jesus Cristo