20 dezembro, 2008

Nem Sequer uma Agulha ...

O guru Nanak confiou uma agulha a um homem rico, pedindo-lhe que a mesma lhe fosse devolvida no outro mundo. Sem refletir a respeito do assunto, o homem aceitou. Chegando em casa, entregou a agulha à sua esposa, dizendo-lhe: – Guarde esta agulha em segurança com você. Eu tenho que devolvê-la ao guru Nank quando ele for se encontrar comigo no outro mundo. – Como é que você vai fazer uma coisa dessas? – indagou a esposa. Pode lá você levar o que quer que seja quando for entrar na vida futura? O bom senso começou a se manifestar no homem rico. Voltou imediatamente até o guru e lhe disse: – Por favor, pegue esta agulha de volta porque eu não vou poder levar nada deste mundo. Compadecido, o guru olhou para ele e disse: – Dunichand (era esse o seu nome), então qual é a utilidade que os seus milhões vão ter para você? E você ainda gasta seu tempo em acumular mais. Quando é que você vai estar pronto para a jornada inevitável? A mensagem acertou em cheio o coração de Dunichand. Caiu aos pés do guru, dizendo: – Vejo-me embarcando de mãos vazias para a jornada eterna. Diga-me, o que devo fazer? – Repita o nome de Deus e gaste seus milhões a serviço daqueles que sofrem – disse-lhe o guru Nanak.

Nenhum comentário: